Recomendado pela OMS.

A implantação  do VDOT na cidade de Ribeirão Preto foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como exemplar e compõe o manual mundial de inovações em Tuberculose no contexto da COVID-19 *.

Seguro
FÁCIL DE USAR
output-onlinepngtools
FUNCIONAMENTO OFFLINE
SISTEMA ANTI-FRAUDE
OTIMIZADO PARA REDES LENTAS
AUTO SUSTENTÁVEL

Do futuro, no presente.

O tratamento diretamente observado (DOT) em sua forma tradicional melhora a adesão ao tratamento e os resultados para pessoas em tratamento de tuberculose (TB). Porém, ele exige elevado investimento em tempo de profissionais e transporte para acompanhamento desses pacientes. Para tornar o tratamento supervisionado acessível e ainda facilitar o distanciamento físico imposto pela pandemia de Covid-19 criamos o VDOT, aplicativo e plataforma de telecuidado para suporte ao tratamento de TB.

GRAVA A INGESTÃO

A pessoa em tratamento envia todas as ingestões de medicamento para o acompanhamento da unidade de saúde

GRAFICO DE RESUMO

A pessoa e a unidade conseguem acompanhar o histórico de envios e o gráfico de resumo do tratamento

ACESSO OFFLINE

Caso não exista rede no momento da ingestão, não tem problema. Nós salvamos o seu vídeo e enviamos quando voltar online!

ALARME

Sistema de alarme para não esquecer a medicação

SUPORTE

Contato direto com a sua unidade de saúde e com nossa equipe através do app

DÚVIDAS

Seção tira-dúvidas para a pessoa sobre todos os aspectos da TB e do seu tratamento

CASE DE SUCESSO

O VDOT está em uso na cidade de Ribeirão Preto (SP) desde março de 2020, coincidindo com a implementação de medidas de distanciamento social.

Nosso índice de satisfação Net Point Score (NPS) recebeu a nota máxima.

A economia estimada para um tratamento completo para o sistema de saúde é de 1:11, ou seja, para cada 1 real investido no VDOT é economizado 11.

O número de doses de medicação supervisionadas diretamente aumentou dramaticamente com o uso de VDOT. Pacientes inscritos no VDOT tiveram 80% de todas as tomadas planejadas realizadas, considerando 7 dias da semana (ou 99%* considerando os três dias preconizados pela OMS).

A unidade que recebeu o VDOT como intervenção reduziu a sua média anual de 13% de abandono para ZERO*.

0
net point score
0 %
MÉDIA DE COMPLETUDE DE TRATAMENTO *
1: 0
ECONOMIA DE 1100%
20
ZERO ABANDONO

Calculadora de Economia

Abaixo fizemos uma calculadora para estimar a economia que você, como gestor de saúde terá ao implantar o VDOT em seu local de atuação. Para calcular, basta substituir os dados de nossa estimativa* pelos dados de sua localidade e clicar em calcular.

Ao escolher o VDOT você economiza todo ano:
* Valor baseado na tese de doutorado de GOMES, 2016 para a cidade de Ribeirão Preto e leva em conta somente os custos para o sistema de saúde, na modalidade de visita sanitária, 5 dias por semana. Ao levar em conta os custos catastróficos da TB para a pessoa em tratamento o impacto é ainda maior.

Depoimentos

" É muito importante ver eles (os pacientes) tomando, com a diminuição da demanda, conseguimos abranger uma maior parte da população."
Visitador sanitário
"Acho que o ponto positivo é a simplicidade. Muito intuitivo."
Pessoa em tratamento


"Com o aplicativo acabamos tendo uma responsabilidade maior de seguir certinhos os protocolos (sic)."
Familiar de pessoa em tratamento

Nosso time

De pessoas apaixonadas pelo que fazem

Luiz Ricardo

CO-FOUNDER & CEO

Luiz Ricardo é bacharel em Informática Biomédica, Mestre em Saúde Pública e Doutorando em Medicina pela Universidade de São Paulo

Luana Costa

Co-founder & CTO

Luana Costa é Engenheira de Sistemas pela Universidade Estadual de Montes Claros, Mestra em Bioengenharia e Doutoranda em Medicina pela Universidade de São Paulo

Saiu na mídia

Confira o que estão falando sobre nós

REFERÊNCIAS

SANTOS, L. R. A.; COSTA, L. M. A. ; ALVES, D. ; R-NETTO, ANTONIO ; BOLELLA, V. R. . Case study 2. Brazil: Video monitoring to ensure treatment support during the COVID-19 pandemic. In: Global Tuberculosis Programme, WHO Headquarters (HQ). (Org.). Programmatic innovations to address challenges in tuberculosis prevention and care during the COVID-19 pandemic. 1ed.: , 2021, v. 1, p. 5-6.

SANTOS, L. R. A.; Rui Pedro Charters Lopes Rijo ; CREPALDI, N. Y. ; ALVES, D. ; Ruffino-Netto, A. . Protocol of studies for the development of a platform for registration of medical images through smartphone: the case auto-administration of medication in the application of DOTS in tuberculosis. Protocol of studies for the development of a platform for registration of medical images through smartphone: the case auto-administration of medication in the application of DOTS in tuberculosis. 1ed.: , 2017, v. , p. 278-283.

SANTOS, L. R. A.; LINARDO, A. C. M. . VDOT – Sistema de Telemonitoramento de Pessoas Acometidas por Tuberculose. 2020.Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512020001990-0, data de registro: 25/09/2020, título: “VDOT – Sistema de Telemonitoramento de Pessoas Acometidas por Tuberculose” , Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Alguma pergunta?

Nossa equipe tem o maior prazer em atendê-lo!

Rolar para o topo